Diretor do Instituto participa de Congresso em Buenos Aires

O professor Julian Borba participou da Mesa “Clivagens Políticas no Brasil Contemporâneo”, durante o 27th World Congress of Political Science, que aconteceu em Buenos Aires, entre 15 e 19 de julho de 2023. Na ocasião, o professor apresentou o trabalho “As clivagens do Brasil: uma dimensão longitudinal (1991-2023)“. Tanto a pesquisa que deu origem ao paper quanto a participação do Professor Julian no evento contaram com apoio do IPEVSC.

As divisões do eleitorado em grupos antagônicos são fenômenos cada vez mais recorrente nas democracias contemporâneas e, no contexto brasileiro, recentes episódios de intolerância política e indícios de polarização afetiva indicam a relevância dessas clivagens políticas para a compreensão da política nacional. Esse painel pretende reunir trabalhos que discutem diferentes dimensões dessas divisões em termos das atitudes e valores do público nacional, analisando suas bases e consequências. Os convidados mapeiam quais são os temas que dividem a população, identificam os condicionantes sociodemográficos dessas posições divergentes e apontam potenciais efeitos sobre o comportamento político e eleitoral. Todos os trabalhos se valem de dados originais coletados pelo projeto “As Bases das Clivagens Políticas no Brasil”, conduzido por um rede de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras.

 

A Mesa também contou com a participação de outros pesquisadores. Para acessar informações sobre os mesmos e os papers completos, basta clicar nos links abaixo: