Click here to add your own text

Click here to add your own text

Click here to add your own text

Click here to add your own text

Click here to add your own text

O Instituto Werner

O IPEVSC – INSTITUTO DE PESQUISAS DE VARIAÇÕES SOCIOCULTURAIS,  é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída nos termos da Lei nº 9.790/1999 e regida pelos termos deste estatuto social e de seu regimento interno, com atuação em todo o território nacional.

Nossa Missão

Constitui missão do INSTITUTO WERNER fomentar pesquisas quantitativas que examinem explicações alternativas para variações socioculturais. O fundo pode ser usado para financiar projetos de pesquisa originais, ou para divulgação de pesquisas via publicações, traduções, cursos, seminários ou premiações, desde que as pesquisas sigam as diretrizes estipuladas em seu Regimento Interno.

Nossos Objetivos

  1. Realizar, por meio de ações próprias, ou estimular, por meio de ações de terceiros, projetos, eventos, estudos, cursos, treinamentos e pesquisas visando a promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza;
  2. Desenvolver e/ou patrocinar ações, estudos, bolsas de pesquisas e projetos que visem a promoção da cultura e a defesa do patrimônio cultural, histórico, arqueológico, artístico, turístico e do meio ambiente
  3. Promover, patrocinar ou apoiar a realização de feiras, mostras, exposições, conferências, cursos, treinamentos, seminários e congressos
  4. Publicar, patrocinar ou apoiar a publicação, edição e divulgação de livros ou periódicos, CD’s e outras mídias.

No desenvolvimento de suas atividades o INSTITUTO WERNER atenderá a observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência.

.

A pesquisa, entendida como busca de novos conhecimentos e técnicas, constitui a finalidade primordial do INSTITUTO WERNER, a qual será incentivada por meio de programas de bolsas de pesquisa e projetos específicos.

.

Constitui missão do INSTITUTO WERNER  fomentar pesquisas quantitativas que examinem explicações alternativas para variações socioculturais. O fundo pode ser usado para financiar projetos de pesquisa originais, ou para divulgação de pesquisas via publicações, traduções, cursos, seminários ou premiações, desde que as pesquisas sigam as diretrizes estipuladas em seu Regimento Interno.

Click here to add your own text

Click here to add your own text

.:.

Equipe de Diretores

Membros efetivos do Instituto Werner

Fernando Luiz Cardoso

Fernando Luiz Cardoso

Diretor

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1986), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Saúde Pública - Institute for Advanced Study in Human Sexuality (2004) e doutorado em Sexualidade Humana - Institute for Advanced Study in Human Sexuality (2004).
Atualmente é professor titular junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, bem como, coordenador do Laboratório de Gênero, Educação, Sexualidade e Corporeidade (LAGESC). Tem experiência na área de Educação Física, Antropologia, Evolução, Psicologia Social e Sexualidade Humana, com ênfase no Desenvolvimento Humano, atuando conjuntamente com os seus sete doutorandos, dois mestrandos e três bolsistas de iniciação a pesquisa nos seguintes temas: desenvolvimento motor infantil, avaliação motora, crescimento maturação e desenvolvimento, gênero, reabilitação sexual de lesionados medulares e hemiparéticos, sexualidade de cardiopátas, orientação esportiva, orientação e identidade sexual, atividade física e mulher, atividade física e auto-imagem, exergames, instrumentação digital do movimento e evolução do movimento humano. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde, Educação, Movimento & Evolução.

http://www.cefid.udesc.br/laboratorios/lagesc/ ReseracherId I 4366 2017 Orcid 0000000230740988 Processo: 305078/2014-3 Demanda/Chamada: Produtividade em Pesquisa - PQ - 2014 Modalidade: PQ Categoria/Nível: 2

Erni José Seibel

Erni José Seibel

Diretor

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Ciência Política - Freie Universität Berlin (1993).

Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas:
- politicas públicas,
- avaliação de políticas públicas,
- administração publica,
- cultura politica e
- indicadores sociais.

Mauro Luis Vieira

Mauro Luis Vieira

Diretor

Sou professor Titular do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Obtive o título de Mestre (1991) e Doutor (1995) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Fiz pós-doutorado na Dalhousie University em Halifax (Canadá) em 1999/2000 e no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2012/2013 . Desenvolvi duas pesquisas nessa instituição sobre cuidados parentais e desenvolvimento de filhotes em uma espécie de roedor biparental, o Camundongo da Califórnia. Em dezembro de 2003 criei o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI). O referido núcleo, que reúne professores do Departamento de Psicologia, alunos de graduação e pós-graduação, tem como objetivo desenvolver pesquisas na área de cuidados parentais, desenvolvimento infantil e saúde. O referencial teórico-metodológico é a Psicologia Evolucionista. No entanto, são desenvolvidos projetos interdisciplinares com pesquisadores de outras abordagens teóricas. Os projetos atualmente desenvolvidos se referem ao estudo das concepções de pais e mães sobre o desenvolvimento infantil e sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral da criança. Estuda-se também como ocorre a interação entre pais (mãe e pai, quando for o caso) e as crianças. Trabalho na linha de pesquisa: Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. Minha atuação está mais centrada na orientação de trabalhos de pesquisa que envolva a relação entre valores, crenças e práticas de pais e mães e o desenvolvimento infantil. É líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil" e colaborador no grupo de pesquisa "Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada".

Eduardo Legal

Eduardo Legal

Diretor

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Itajaí.

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: resiliência e bem estar, burnout, estresse, comportamento alimentar.

Fábio Cadore Hartmann

Fábio Cadore Hartmann

Secretário Executivo

Doutor em Sociologia Política - UFSC (2017). Mestre em Sociologia Política - UFSC (2011). Bacharel licenciado em Ciências Sociais pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Especializado em análise de dados, políticas públicas e pesquisas quantitativas em geral. Temáticas de interesse: educação, saúde, bases de dados, indicadores sociais, entre outras. Trabalho com consultoria e desenvolvimento de pesquisas na área das políticas públicas, em especial com pesquisas quantitativas. Atualmente também está vinculado ao NIPP/UFSC – Núcleo Interdisciplinar em Políticas Públicas, trabalhando em pesquisas voltadas à Educação (ENEM) e a Segurança Pública (Vitimação e Sentimento de Segurança).