NIPP/UFSC e Instituto Werner realizam primeiro Seminário do Brasil com foco em Pesquisas de Vitimização e Sentimento de Insegurança

Resultado de imagem para globo paísesImagem relacionada

Pesquisas de Vitimização são essenciais para se medir tendências criminais e entender os impactos objetivos e subjetivos da violência na sociedade em geral e nas instituições e nos indivíduos em particular.

Tais estudos permitem também a elaboração de diagnósticos concretos sobre as ações dos governos e dos órgãos de segurança, além de nos oferecer indicadores básicos para se medir os resultados alcançados nas políticas públicas. Assim sendo, com o diagnóstico e os estudos na área, torna-se possível a elaboração de políticas de Segurança Pública efetivas.

Com base nisso e com vistas a congregar a academia, estudantes, pesquisadores, sociedade civil, órgãos de segurança e gestores, bem como, o público em geral, o NIPP, com o apoio do Instituto Werner, organizou nos dias 17 e 18 de Maio de 2018 o Seminário Internacional Pesquisas de Vitimização e Sentimento de Segurança. O evento aconteceu na cidade de Florianópolis – SC, na Universidade Federal de Santa Catarina.

O evento reuniu pesquisadores do Brasil, como o Dr. Marcos Rolim do Instituto Cidade Segura, a Dr. Ariadne Natal da USP (Universidade de São Paulo) e o Dr. Bráulio F Alves da Silva da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) entre outros. Do Chile veio o Dr Luiz Vial da Universidad Diego Portalese e da Espanha o Dr Riccardo Valente da Universidade de Barcelona. Pesquisadores de outras universidades também estiveram presentes.

Além da organização por parte do NIPP/UFSC, com coordenação do professor Erni J. Seibel, o evento contou com o apoio da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, do CFH/UFSC – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, do Observatório Violências e Segurança Pública/UNOCHAPECÓ e do núcleo de pesquisa Learning, Media & Social Interactions da Universidade de Barcelona. Vale destacar também que a realização do Seminário contou fundamentalmente com a parceria do Instituto Werner.

 

O Seminário Internacional Pesquisas de Vitimização e Sentimento de Insegurança alcançou todos os seus objetivos: realizou um dos primeiros (se não o primeiro) evento com foco exclusivo em Pesquisas de Vitimização; reuniu a comunidade academia, experts, sociedade civil, instituições de ensino, órgãos de segurança e governamentais, contribuindo tanto no campo científico como no debate sobre políticas públicas efetivas na área da segurança; trocou informações, dados, experiências e metodologias com profissionais do Chile, da Espanha e de diversas partes do Brasil; representou o Instituto Werner e cumpriu com sua função de fomentar pesquisas quantitativas que expliquem as variações.

 

Assista as palestra ocorridas no Seminário:

https://www.youtube.com/channel/UCOEpZOKY8d-hjCNEppAQuOw/videos?view_as=subscriber