NEPeDI

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL (NEPeDI)


O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI) foi criado em Dezembro de 2003 pelo Professor Mauro Luís Vieira. O referido núcleo tem como objetivo desenvolver pesquisas na área de cuidados parentais, desenvolvimento infantil e saúde.

Acesse o Site da NEPeDI

O referencial teórico-metodológico é a Psicologia Evolucionista. No entanto, são desenvolvidos projetos interdisciplinares com pesquisadores de outras abordagens teóricas. Os projetos atualmente desenvolvidos se referem ao estudo das concepções de pais e mães sobre o desenvolvimento infantil e sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral da criança.
Estuda-se também como ocorre a interação entre pais (mãe e pai, quando for o caso) e as crianças.
.
VISÃO: ser um centro de referência no estudo do desenvolvimento psicológico do ser humano.
MISSÃO: contribuir com a produção e a socialização do conhecimento na área da psicologia do desenvolvimento humano.
OBJETIVOS:
1) Desenvolver projetos de pesquisa sobre cuidados parentais e desenvolvimento psicológico infantil;
1.1) Identificar fatores que interferem no cuidado e nas crenças parentais;
1.2) Investigar a importância das brincadeiras e das interações sociais no desenvolvimento emocional, cognitivo, afetivo e social da criança;
1.3) Caracterizar os processos biopsicossociais que modulam os cuidados parentais e o comportamento infantil;
2) Contribuir para a formação de recursos humanos através de oportunidades de monitorias, estágios, orientação de iniciação científica, mestrado e doutorado;
3) Divulgar o conhecimento para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em psicologia, pedagogia e de outras áreas, oferecidos pela UFSC, e que tenham como foco de interesse o desenvolvimento infantil, através da ministração de disciplinas.
4) Promover atividades de extensão (cursos, palestras, atuação em creches, etc) junto à comunidade no sentido de contribuir com a socialização e democratização do saber.

LAGESC

O Laboratório de Gênero, Educação, Sexualidade e Corporeidade (LAGESC) reúne professores doutores, alunos dos Programas de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH – mestrado e doutorado) e em Educação (PPGE – mestrado e doutorado) da UDESC, bem como, estudantes de graduação com participação na Iniciação Cientifica para o desenvolvimento de estudos na área com base na Psicologia Evolucionista.

O LAGESC está aberto a projetos conjuntos com outras instituições de pesquisa, estimulando a cooperação científica.

Acesse o Site da LAGESC

Coordenação:

Prof. Dr. Fernando Luiz Cardoso
(coordenador)
[email protected]
Contato
[email protected]

(48) 3364-8695
Anexo 3